segunda-feira, dezembro 12, 2005

Garrafa térmica

Galera, fiz um teste com as garrafas que o Nascimento encontrou pra nós.

Coloquei água quente, nem tão próxima de estar fervendo, e a enfiei no meu freezer. A temperatura caiu a -23 C ao longo da noite. Depois de nove horas e meia a água não estava exatamente quente, mas tb não estava fria. Esse tempo talvez seja mais do que suficiente para a chegada ao cume. A garrafa ficou no congelador sem a capa preta que a acompanha.

O problema foi segurar e abrir a coisa. Ém primeiro lugar, acho que coloquei muita água e a mesma vazou pela tampa interna ao longo da noite, já que a garrafa estava deitada. E congelou por dentro da tampa externa, com rosca. Lição 1: não encher até a boca ou levar a garrafa de pé.

Abrir a garrafa com essa água congelada por dentro da tampa foi osso. Para segurar foi difícil, pq escorregava. Firmar a girar foi quase impossível. Só consegui depois de deixar água corrente cair sobre a rosca e então usar muita força nas mãos. Isso seria impossível com luvas ou com as mãos expostas em -20, -30 C.

A coisa é boa e nos servirá muito bem no ataque ao cume, mas precisamos fazer outros testes quanto à abertura dela com as mãos cobertas por várias luvas.

Hj, 13 de dezembro, fiz mais um teste. Coloquei água nem tão quente e 17 horas depois a mesma estava gelada, mas não congelada. A temperatura esteve sempre abaixo dos -20 C. Creio que para o dia do cume está mais do que bom. Não enchi tanto quanto da primeira vez e foi moleza para abrir.