segunda-feira, novembro 21, 2005

Canaleta, a 6.700


La canaleta es una trepada de cuatrocientos metros a sessenta grados, compuesta de grandes piedras que ruedan y caen al pisarlas. Es absolutamente desorganizante. Empezamos a subir y pronto las piedras se deslizan hacia abajo llevándonos com ellas, y se queda peor, más abajo. [livro Elogio de la desmesura]
São 400 metros de comprimento e tem cerca de 33 graus de inclinação. Não há obstáculo que requeira técnica. O desafio é físico e psicológico.
É melhor subir pela derecha.
Vista da Canaleta para a rota Normal. No círculo, o Hotel Plaza de Mulas.
São mais de 2000 metros de desnível!





Início da Canaleta e final da Travessia


Parece ser o ponto crítico da subida ao Aconcágua. São cerca de 400 metros de desnível, provavelmente dos 6.500 aos 6.900 metros, através de uma rampa que chega aos 35 graus de inclinação. É formada por pedras soltas que oferecem pouca firmeza, sendo fácil escorregar para trás. Juntando-se o desgaste físico de se estar no final do ataque ao cume, a Canaleta torna-se um bom desafio.
Já encontrei relatos de que uma boa nevasca "solda" as pedras soltas e torna a Canaleta uma grande escadaria que oferece poucos riscos. A descida é igualmente ou mais perigosa, pois uma escorregada com crampons, caso estejam sendo usados, pode causar um machucado bastante complicador.
Mas... já teve gente que desceu a Canaleta - a temível Canaleta - escorregando de bunda na neve! (SummitPost).
É preciso tomar cuidado com o sol refletido pela neve na Canaleta. Ele queima os LÁBIOS POR DENTRO e a LÍNGUA!
Ir na direção da pedra avermelhada e subir bem junto à ela. A foto foi tirada da Travessia.





Início da Canaleta

Vista de cima. Na foto original dá pra ver 4 montanhistas subindo. Foto: 7 Summits.

Foto: Máximo